Oporto Thinkers Academy

A OPTA assume-se como um projecto colaborativo dedicado à formação e consultoria/mentoria nas áreas de Design Thinking, Inovação e Empreendedorismo.

Através da abordagem do Design Thinking, incentivamos à mudança individual e colectiva. Dotamos todos os participantes desta nova forma de pensar, de capacidade para mudar completamente as regras do jogo a seu favor, seja a nível individual e colaborativo, ou a nível profissional.

Desenvolvemos e facilitamos programas de formação co-criados para empresas e equipas de trabalho do universo organizacional. Organizamos e conduzimos workshops imersivos de Design Thinking , aplicados a estudos de caso por área de actividade, de curta-média duração para Estudantes, Empreendedores e Público em geral.

DESAFIOS ATUAIS

As economias e a sociedade estão cada vez mais competitivas, pedem-nos muitas vezes para sermos mais pro-activos, flexíveis, diferenciadores… tudo isto pode tornar-se numa tarefa difícil quando os requisitos são comuns e globais.  Cientes dos desafios actuais, na nossa Academia pedimos que deixem de parte as rígidas regras das grandes disciplinas académicas e que dêem uma maior liberdade à criatividade e imaginação, sempre com um foco especial nas pessoas, nos seus comportamentos e na sua linguagem. Esta nova abordagem do Design Thinking, transversal e interdisciplinar, sempre motivada por um processo de “aprender fazendo” que contribui de forma decisiva para a criação de valor e inovação de produtos e serviços altamente centrados nos clientes/utilizadores.

NOVA MENTALIDADE

Motiva-nos poder capacitar indivíduos e organizações a mudarem e a tornarem-se mais competitivos e os seus produtos e serviços mais apetecíveis para os seus clientes.

Numa outra perspectiva, esta nova mentalidade de inovação e resolução de problemas complexos acaba por transpor a esfera empresarial e encontrar igualmente enorme aplicabilidade nas sociedades onde estamos inseridos. Assente na relação empática entre criador e utilizador, e numa óptica de human centered design, o Design Thinking assume-se como o elemento chave e capaz de potenciar a criação de valor. 

Testemunhos

“What a great experience! I've learned so much at Bootcamp Design Thinking. Helder Teixeira I salute you for your outstanding leadership qualities, thanks for opening our eyes to new stages of opportunity and strength. Thank you Carine Bento for your kindness. "

Khuloud Kalthoum (Engª. Energias Sustentáveis)

"Quero agradecer a todos, e em especial ao Helder, pela oportunidade de encarar problemas com uma visão diferente e inovadora. Acho que tudo o que aprendi no Bootcamp irá ser posto em prática, e espero, a brotar muitos frutos!"

Anabela Veloso (Intermedia Artist)

"Queria agradecer pela a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e por ter conseguido atingir novos horizontes, consequência de toda a partilha proporcionada pelo Bootcamp. Hélder, pela partilha de conhecimento. Vamos estar atentos ao teu magnífico trabalho! "

Sérgio Lourenço (Investigador de Eng.de Materiais do Instituto Pedro Nunes)

"A formação tornou-se numa experiência única...num abrir da mente para tudo o que nos rodeia. Analisar, observar, planear e inovar ficou agora mais fácil através das "ferramentas" cedidas na formação e cuja utilização é de fácil compreensão e aplicação pratica."

André Silva (Empresário de Bar/Catering)